10 de mai. de 2013

    A evolução do Nintendo(Consoles )



Quem nunca teve um dos consoles da Nintendo ?dificilmente uma criança ou adulto não passou por essa fase .lembro-me como se fosse ontem ,Eu queria muito ter um super Nintendo e não tinha condições ,na época o Super Nintendo era muito caro.
Eu tinha uma bicicleta muito legal e meu amigo tinha um Super Nintendo,eu propus uma troca com ele,Eu daria minha bike a ele ,e  ele me daria o Super Nintendo com um cartucho .Quando peguei esse Console eu fiquei muito feliz mesmo ,sorrindo para as paredes , Esse foi o console que marcou minha infância .mais a Nintendo teve muitos consoles lançados, veja qual foram eles .






Nintendo Entertainment System




O Nintendo Entertainment System (NES) foi um lançamento da Nintendo para os Estados Unidos, Canadá, Europa e Austrália. Este primeiro console da empresa surgiu no Japão em julho de 1983 com o nome de Famicom (abreviação de Family Computer) e devido ao seu grande sucesso foi relançado naqueles outros países com o nome de NES.


O sucesso deste console foi devido parcialmente ao seu baixo preço (cerca de cem dólares americanos ou estadunidense). O presidente da Nintendo na época, Hiroshi Yamauchi, deu instruções aos engenheiros da empresa para que fabricassem um videogame de baixo custo de produção e de uma tecnologia avançada, que não pudesse ser equiparada pelos seus concorrentes. Com um processador tão potente quanto os computadores da Apple daquele tempo, O NES era mais avançado do que o Atari 2600.
O NES é considerado o salvador da indústria de videogames nos Estados Unidos, que andava decadente. O NES teve a estreia de grandes franquias como Super Mario Bros., Metroid, The Legend of Zelda, Castlevania, Metal Gear, Final Fantasy e Mega Man.



Super Nintendo Entertainment System 



A Nintendo lançou o Super Famicom no Japão em 21 de novembro de 1990. Em agosto de 1991 ela lançou o mesmo console nos Estados Unidos com o nome de Super NES (ou SNES). Em 1992 foi a vez de a Europa receber o novo videogame. O Super NES seguiu o caminho do seu antecessor, ostentando um bom hardware e baixo preço. O controle também sofreu modificações, ganhou nova forma e mais botões.
No Japão, O Super Famicom tomou conta do mercado facilmente. Nos Estados Unidos, o Super NES começou cambaleando, mas logo ultrapassou em vendas seu principal concorrente, o Mega Drive, graças a jogos como Super Mario World, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Street Fighter 2, Super Metroid, Mortal Kombat, e os jogos das séries Final Fantasy, Dragon Quest e Donkey Kong Country.




Nintendo 64 





Em Junho de 1996 no Japão, a Nintendo lançou o seu terceiro console doméstico, o Nintendo 64 - N64 (inicialmente chamado de Project Reality e Ultra 64), que incluía melhoras significativas em computação gráfica 3D e um novo joystick analógico. A Nintendo optou por continuar utilizando mídia de cartuchos, uma decisão surpreendente, especialmente considerando a escolha dos concorrentes em utilizar mídias de armazenamento mais atualizadas como CD-ROM. Esta decisão pode ter afetado a quantidade de jogos lançados para o Nintendo 64; CD-ROMs são mais baratos de produzir que cartuchos, o que se traduz em menores custos para desenvolvedores terceirizados — como a Nintendo decidiu por não utilizar CD-ROMs, desenvolvedores estariam mais interessados em lançar jogos para o PlayStation da Sony. Especulou-se que esta também teria sido a razão pela qual a Squaresoft (hoje Square Enix) parou de desenvolver jogos para Nintendo e começou a lançar seus jogos para o Sony PlayStation, e depois para o PlayStation 2.
A Nintendo também divulgou características "inovadoras" do Nintendo 64 — tais quais suas quatro entradas para controles, a alavanca analógica no joystick, o Rumble Pak (fazia com que o joystick tremesse) e um processador de 64 bits.
O primeiro jogo de Mario em 3D foi lançado para o N64 com o título de Super Mario 64, nomenclatura recorrente para quase todos os jogos 3D até hoje. Outros jogos de sucesso foram GoldenEye 007 ,Super Smash Bros. e The Legend of Zelda: Ocarina of Time; largamente reconhecido como um dos melhores jogos de todos os tempos.

Nintendo Game Cube





O Nintendo GameCube (codenome "Dolphin") foi lançado no mercado americano e japonês em novembro de 2001. Chamado de Dolphin durante o desenvolvimento, foi o primeiro console da Nintendo utilizar mídia ótica - mas ao invés de DVDs normais, usa mini DVDs. Na verdade não são estas mídias que são difíceis de falsificar, mas a tecnologia colocada nestas mídias que impedem a falsificação. Entre os jogos de mais sucesso estão: The Legend of Zelda: The Wind Waker,The Legend of Zelda: Twilight Princess, Super Mario Sunshine, Mario Kart: Double Dash!!, Mario Power Tennis, Super Smash Bros. Melee, Metroid Prime, Metroid Prime 2: Echoes e Resident Evil 4. O GameCube até roda cartuchos de Game Boy e GBA com um acessório acoplado na parte inferior do console, o Game Boy Player.
Assim como em outros consoles da Nintendo, o GameCube teve uma grande quantidade de acessórios, incluindo uma versão sem fio do controle, o Wavebird, um modem para jogos online, e um cabo que conectava o console ao Game Boy Advance.


Wii 



Wii, antes codenomeado Revolution, é o console sucessor do GameCube, lançado em 19 de Novembro de 2006 nos Estados Unidos e em em 2 de Dezembro no Japão. Sua característica mais distintiva são os sensores de movimento, que através de um sistema de giroscópio controle percebem as movimentações feitas com o controle, o Wii Remote. É compatível com os discos do GameCube, e através de Wi-Fi embutido consegue baixar jogos originais (WiiWare) ou de velhos consoles (Virtual Console, com jogos do NES, Super NES e Nintendo 64, mais fliperamas e os concorrentes Mega Drive, Master System, TurboGrafx 16, Neo-Geo, Commodore 64 e MSX). O Wii Menu também oferece um editor de fotos, um navegador baseado no Opera, e canal online. O Nintendo DS também pode se comunicar com o Wii sem cabos, podendo fazer download de vídeos e demos para o DS, melhorando a interação existente entre o GBA e a GameCube. Outra novidade foi o "Mii Channel", um canal que funciona como um organizador de perfis, com avatares chamados Miis que podem ser usados em diversos jogos. O console se tornou um estrondoso sucesso, superando os concorrentes Xbox 360 e PlayStation 3.3 Jogos notáveis incluem Wii Sports - que superou Super Mario Bros. como jogo mais vendido da história -4 Wii Play, Wii Fit, Super Mario Galaxy, Mario Kart Wii, e Super Smash Bros. Brawl.

Wii U


Wii U, antes chamado de Project Café, é o sucessor do Wii, lançado em 18 de Novembro de 2012 nos Estados Unidos e em 8 de Dezembro no Japão. É o primeiro videogame da oitava geração de consoles, possui 2 modelos preto (Deluxe Set) e branco (Basic Set). Seu serviço online é denominado Nintendo Network.





                                                    Consoles portáteis 





Game Boy 



O Game Boy foi o primeiro console portátil popular, lançado em 1989. Sua popularidade inicial foi pelo fato de ser acompanhado do jogo Tetris,6 e mais tarde foi mantida pelo lançamento dos jogos Pokémon. Era o único modelo disponível até 1995. Em 1996, foi lançada uma versão menor, o Game Boy Pocket e em 1997 foi lançada o Game Boy Light, que vinha com uma luz interna, para se jogar no escuro.







                                                   

Virtual Boy


O Virtual Boy, mostrado pela primeira vez ao público em Novembro de 1994, o "portátil" prometia uma revolução na forma de jogar, embalado pela popularização da realidade virtual. Sua inovação principal consistia no dispositivo (um óculos em forma de monitor) para mostrar imagens em 3D, pela primeira vez utilizado em um videogame. Porém apesar do ousado conceito, o console foi um fracasso por não conseguir simular a realidade virtual e ainda causar dores de cabeça aos jogadores, uma vez que a tela monocromática exibia apenas as cores vermelha e preta, mostrando uma falha de execução da Nintendo. O fracasso do Virtual Boy custou a demissão de Gumpei Yokoi, que também concebera o Game Boy e tantas outras criações da 
Nintendo.



          

Game Boy Color 



                   Em 1998 a Nintendo lançou o Game Boy Color, que exibia 52 cores simultâneas na tela e ainda era compatível com os jogos do Game Boy original.                      









                                                   

Game Boy Advance 







O sucessor do Game Boy foi lançado em 2001. O console podia rodar os jogos dos outros Game Boys, e tinha capacidade muito maior (32 bit). Além disso, pode ser conectado ao GameCube através de um acessório, permitindo grandes inovações.
                                 

Game Boy Advance SP 


O Game Boy Advance SP é o Game Boy Advance redesenhado. A Nintendo colocou nele algumas atualizações no design, que faz com que ele ocupe menos espaço, cabendo facilmente no bolso, e acrescentando melhorias como iluminação na tela e a utilização de uma bateria recarregável oficial da Nintendo.
                  
                                                   

                                                   

Game Boy Micro



Pequeno, leve e estiloso, com tela luminosa e nítida, o Micro foi apresentado na E3 2005. Sendo uma nova versão do Game boy Advance, também serve para a biblioteca de mais de 700 títulos do Game Boy Advance. Pode ser personalizado com capas que mudam. O Game Boy Micro foi lançado em setembro de 2005. No Brasil, custava R$ 700,00. A única desvantagem do GBA Micro é falta da Retro compatibilidade com o GB e GBC. Porém, assim como o GBA SP o GBA Micro tem diferenças apenas no design e no Backlight, herdado do Nintendo DS.

                          

Nintendo DS




O Nintendo DS iniciou uma nova série de portáteis da Nintendo, com duas telas, sendo uma delas sensível ao toque (Touch Screen) e microfone embutido. O DS é capaz de apresentar gráficos 3D, semelhantes ao do Nintendo 64, e foi o primeiro portátil da Nintendo a apresentar a tecnologia Backlight, diferente do GBA SP, que oferecia o Frontlight o que às vezes fazia a tela ficar branca dependendo da sua posição perante a ele. O console também tem conexão wi-fi, sem fio, permitindo chats e multiplayer para jogos com apenas um cartucho (dependendo do jogo). O Nintendo DS roda também cartuchos do Game Boy Advance, porém nenhum dos acessórios de GBA pode ser utilizado no DS.

                         
                                                   

Nintendo DS Lite 


O Nintendo DS Lite é a segunda versão do Nintendo DS Clássico, porém ele é mais fino e possui uma definição de imagem muito melhor que a versão anterior, além de ter um visual mais elegante e a bateria mais duradoura. Ele conta com uma novidade chamada backlit, uma nova luz e é mais potente. Agora não dá para desligá-la, só ajustá-la de acordo com o ambiente. As demais mudanças são apenas estéticas. O microfone e o medidor de bateria estão no centro, o espaço para colocar a Stylus mudou e a parte superior do novo modelo contém o símbolo (as duas telas), mas mantem o mesmo preço do modelo antigo. Ele está no topo das vendas no Japão. A Nintendo DS Lite chegou ao ocidente em maio de 2006. O preço é de US$ 130 (R$ 325).
                                                   

Nintendo DSi 


O Nintendo DSi é uma versão do Nintendo DS clássico, porém ele é mais fino que o Nintendo DS Lite, mas um pouco mais largo. Além de mudar um pouco no sentido estético, ele conta com uma melhor conectividade.


Nintendo DSi
Lançado em Novembro de 2008 no Japão, e fora do ocidente em Março de 2009, o Nintendo DSi. O portátil adquiriu uma nova forma, assim como, suas duas telas (sendo uma touch screen), ter aumentando perspectivamente de 3.00 polegadas á 3.25. O aparelho ficou mais fino e leve que o DS Lite, tendo um acabamento diferente, que evidentemente, diminui as inúmeras manchas em que eram marcadas na versão anterior, também, tendo a stylus mais comprida. Também perdeu a compatibilidade com jogos de Game Boy Advance.
Uma das principais diferenças do DSi, foi a inclusão de duas câmeras. Uma delas fica virada para o jogador, na parte interna do aparelho, com 0.3 megapixel. E a outra, fica na parte externa, com 3.0 megapixel.
O novo portátil, teve novos recursos e aplicativos adicionados. Um desses recursos, é o DSi Shop, tendo uma mecânica igual ao do "Wii Shop", é um novo canal de compras em que você compra jogos pelo aparelho, através de DSi Points, adquirido em cartões em lojas autorizadas. Já os aplicativos, ele ganhou um editor de imagens, e músicas, o que fornece um entertenimento maior ao seus novos recursos adicionados.
                                 

Nintendo DSi LL/XL 


O Nintendo DSi LL (versão japonesa) ou Nintendo DSi XL (versão americana e europeia) é a versão mais nova do Nintendo DS clássico, porém ele é um pouco maior que o Nintendo DSi, pois suas duas telas ficaram maiores e também mais nítidas. Continua com as mesmas melhoras do DSi e sua bateria foi melhorada, o que faz com que ele aguente muito mais tempo, como o Nintendo DS Lite.
                  



                                                   

Nintendo 3DS


O Nintendo 3DS foi oficialmente anunciado na E3 de 2010, e lançado em fevereiro de 2011 no Japão. Utiliza uma tecnologia que emite o efeito 3D sem o uso de óculos especiais. O 3DS tem retrocompatibilidade com os jogos do DS, apresenta três câmeras, duas na parte externa, que servem para tirar fotos em 3D ou jogar jogos de realidade aumentada (AR games) e uma na parte interna para filmar o jogador durante uma partida. Entre suas novidades estão um Slide Pad similar à alavanca analógica, localizado acima do D-Pad, um botão Home e um regulador da intensidade do 3D, sensor de movimento, giroscópio, acelerômetro, media player de filmes, músicas e fotos, além de todos os aplicativos e funcionalidades do DSi, muitas melhorias e novidades foram adicionadas. Incluindo o Nintendo eShop, que funciona como o "DSi Shop" e o "Wii Shop", porém com mais adição de conteúdos.



                           Perguntas para os Leitores .


 Qual desses consoles fizeram parte da sua vida ?

 O que acha do ultimo console lançado pela Nintendo,tanto o de mesa quanto o Portátil  ?

Conte-nos  um pouco da sua Historia .

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